domingo, 24 de janeiro de 2010

O 2º mês de Gravidez


Existem muitos casos em que a mulher descobre a sua condição quando já se encontra grávida de 2 meses de gestação: tinha uma menstruação um pouco descontrolada, mas extranhou a demora e decide, então, fazer um teste de gravidez que deu resultado positivo.
Esta mulher, que estava grávida sem saber e não tomou cuidado com o tabaco ou com as bebidas alcoólicas, não se deve alarmar, pois existe um princípio válido do "tudo ou nada" para as primeiras semanas: ou o ovo desenvolve bem, ou é expulso na menstruação, como um aborto precoce sem que a mulher o perceba (embora possa acontecer o aborto ainda no 3º mês de gestação, mas é mais raro).
No início do 2º mês de gestação, o embrião tem o corpo longo e curvo, com cabeça e "cauda", e mede cerca de 7 a 8 mm.
Na cabeça esboça-se o rosto: 2 pequenas saliências para os olhos, 2 covinhas para as orelhas, e uma abertura para a boca e o nariz.
A cauda contém a primitiva Espinal Medula que liga com 3 vesículas que esboçam o cérebro.
No peito surge uma grande protuberância: o Coração. Ao fim de alguns dias começa a bater!
Os braços e as pernas apresentam-se como pequeninos cotos.
Na 6ª semana de gestação o embrião já mede cerca de 15 mm, mas o seu tamanho não é perceptível porque continua dobrado sobre si mesmo: a cabeça aumentou de volume, e a cauda cresceu mais e curvou-se.
Nesta semana o rosto começa a definir-se, embora os elementos que o constituem sejam desproporcionados: os olhos, que parecem imensos porque não têm palpebras, começam a aproximar-se; surge um nariz achatado; na boca, enorme, se esboçam os lábios, e nas gengivas começam a surgir, numa dimensão minúscula, os futuros dentes de leite!


Na 7ª semana, num embrião que já mede cerca de 1,3 cm já se vêem pequeninas fendas nas extremidades que se tornarão nos dedos das mãos e dos pés.
O embrião já tem pulmões, intestinos e órgãos sexuais internos, mas que ainda se encontram em desenvolvimento.
É nesta semana que se dá um acontecimento importante: começa a ossificação do esqueleto.
Na 8ª semana o embrião mede cerca de 3cm, aproximadamente, e pesa cerca de 11g.
Na boca do bebé (alguns médicos já lhe dão o nome de "feto") já existe a língua.
O aparelho auditivo começa a formar-se.
As pernas e braços estão mais compridos e, embora a mãe não o sinta, o bebé já se mexe muito!

Vídeo sobre o 2º mês de gestação: Vai adorar!

 

sábado, 16 de janeiro de 2010

A Transformação do corpo da mulher no 1º Trimestre de Gravidez


Após o momento da Fecundação do óvulo pelo Espermatozóide, o corpo da mulher entra em transformação dia após dia. Para ela não só é comovedor sentir vida a crescer no seu ventre, como é impressionante descobrir o que se passa consigo mesma!
 


O corpo da mulher não rejeita o ovo, protege-o e fornece-lhe tudo o que necessita para o seu desenvolvimento. Para desempenhar estas tarefas, o corpo materno sofre transformações anatómicas, psicológicas e químicas, visíveis ou não, maiores ou não, conforme a mulher. A gravidez afecta todos os órgãos, todas as funções, todos os tecidos, e o seu estado psicológico e moral.


O Útero:

Antes da Concepção, o Útero pesa cerca de 50 g, mede 65 mm de altura e 45 mm de largura (aproximadamente), e tem uma capacidade de 2 a 3 cm cúbicos.
Desde o princípio da gravidez que o Útero começa a aumentar de volume, mas, normalmente, só se torna visível do exterior após o 4º ou 5º mês de gravidez, conforme a mulher.
No 2º mês de gravidez o Útero tem o tamanho de uma laranja, e no 3º mês mede cerca de 9 cm de altura e já é possível senti-lo sob o púbis!



Os Seios:

Ao longo da gravidez, os seios preparam-se para "fabricar" o leite que alimentará o bebé.
No 1º mês, os seios começam a inchar, aumentando de volume e ficando mais pesados - pode sentir picadas e dolorosas palpitações.
Algumas semanas depois, os mamilos ficam salientes, e a auréola primitiva ganha um tom mais carregado e torna-se convexa. Sobre a auréola surgem, por volta da 8ª semana, pequeninas saliências (Tubérculos de Montgomery).



As Hormonas:

A evolução da gravidez deve-se às Hormonas. As Hormonas Ováricas, tal como tiveram feito todos os meses, provocaram a ovulação e prepararam o Útero para acolher o ovo. Dada a concepção, permitiram o transporte do ovo e a sua implantação, impedindo o Útero de o expulsar.Quando se tornam necessárias grandes quantidades de Hormonas na gravidez, passam a ser fabricadas pela Placenta.
Mas as alterações hormonais podem causar alguns problemas na mulher grávida no 1º Trimestre:

Azia: A dor forte e o ardor no estômago são desagradáveis e podem causar insónias.Evite refeições pesadas e muito condimentadas ou fritas.Beba leite morno ao deitar e durma encostada a várias almofadas.Não tome medicamentos para a digestão sem consultar um médico!


Náuseas e Vómitos: Geralmente é um dos primeiros sintomas de gravidez. Quase sempre desaparecem após o 1º Trimestre de gravidez, mas podem voltar...
Evite os alimentos e cheiros que lhe são desagradáveis e, quando sentir náuseas, coma uma bolacha, uma tosta ou uma peça de fruta, ou beba água.



Suor excessivo: Use roupas largas e beba muitos líquidos.


Fadiga: Tente dormir mais do que normalmente fazia. Se puder, faça uma sesta após o almoço!



Erupção Cutânea: Pode ter pús e sentir comichão. Fale com o seu Médico.
Não use roupa apertada, e prefira roupa de algodão.