quarta-feira, 31 de março de 2010

Conheça Bill e Tom Kaulitz, dois gémeos famosos!



Bill e Tom Kaulitz nasceram no dia 1 de Setembro de 1989 em Leipzig, na Alemanha. Ambos são irmãos gémeos, e são membros da banda de Rock "Tokio Hotel": Bill é o vocalista e Tom o guitarrista.

Ambos têm um estilo tão próprio e diferente, que quase nem dá para perceber que são gémeos verdadeiros!




  • Tokio Hotel:

Esta banda nasceu em Magdeburgo, na Alemanha, no ano 2001, com o nome "Devilish" que, mais tarde, mudou para "Tokio Hotel" por considerarem ser um nome mais sonante para uma banda.



É composta pelos gémeos Bill e Tom Kaulitz (actualmente com 20 anos); por Georg Listing, o baixista, de 22 anos; e por Gustav Schafer, o baterista, de 21 anos de idade.



Em Setembro de 2005 lançaram, na Alemanha, o seu álbum de estreia, intitulado "Schrei". Depois, em Fevereiro de 2007, lançaram o álbum "Zimmer 483" e, em Junho do mesmo ano, lançaram o 3º álbum da sua carreira, de nome "Scream", o qual continha versões em Inglês de músicas de álbuns anteriores e fez muito sucesso em toda a Europa (e, mais tarde, noutras partes do mundo também!).



Já foram distinguidos com um "MTV Europe Music Award" para "Best International Act".


O novo disco da banda está intitulado "Humanoid".


  • Dedicatória: Quero dedicar este post a todas as mães de gémeos muito especiais (famosos ou não, não importa) e, sobretudo, a todas as jovens (grávidas ou não) que vem ler o meu Blog e que são fãs desta banda!

terça-feira, 30 de março de 2010

Gémeos múltiplos


Antigamente, o nascimento de gémeos múltiplos era um acontecimento raro, e quando tal sucedia, raramente sobreviviam.


Lembremos, por exemplo, o caso das gémeas quíntuplas Dionne que nasceram no Canadá em 1934, cujo nascimento e sobrevivênvia se tornou um acontecimento internacional!

Actualmente, o nascimento de gémeos múltiplos tornou-se mais frequente, graças a tratamentos hormonais feitos em mulheres estéreis que ultrapassam o fim esperado e, em vez de um óvulo, são vários os que maturam e fecundam em simultâneo. Assim podem nascer gémeos duplos (2), triplos (3), quádruplos (4)... e tanto podem ser todos, no seu conjunto, gémeos verdadeiros, como podem ser gémeos falsos, ou até mesmo um misto de gémeos verdadeiros e falsos! - conforme o número de óvulos fecundados, e se algum se dividiu posteriormente ou não.

sábado, 27 de março de 2010

Estou grávida... de gémeos! E agora?


Numa gravidez geminal há um maior acompanhamento médico do que numa gravidez "normal", o que faz com que alguns médicos a classifiquem como uma gravidez de risco, sendo, por isso, importante diagnostica-la o mais cedo possível, o que normalmente se faz na 1ª Ecografia (a partir da 6ª ou 7ª semana de gravidez).


Normalmente, as perturbações e indisposições do princípio são mais frequentes e, com o decorrer da gravidez, as perturbações "mecânicas" (intestinos, pulmões, rins) serão mais acentuadas devido ao rápido aumento do Útero. Quando a mulher começa a sentir os movimentos dos bebés, irão parecer numerosos e a surgirem-lhe por todo o lado!


Se tiver um bom e frequente acompanhamento médico, a gravidez de gémeos pode desenvolver-se tão bem quanto uma gravidez "simples", evitando complicações derivadas a um possível aumento excessivo de peso e/ou a uma possível hipertensão arterial.


Por isso, se espera gémeos, não se preocupe duplamente! Apenas seja duas vezes mais atenta às recomendações do médico.

quinta-feira, 25 de março de 2010

A gravidez de Gémeos


No mundo dos gémeos existem os "gémeos verdadeiros" e os "gémeos falsos".


  • Gémeos verdadeiros (gestação monozigótica):
Ao contrário do que se possa pensar, este tipo de gravidez é mais rara do que a de gémeos falsos.

Trata-se de uma gravidez em que 2 fetos foram originados por um único ovo que, a determinada altura do seu desenvolvimento, se dividiu em duas metades iguais. Ambos têm material cromossómico e genes idênticos, o que fará com que os 2 gémeos, ao nascerem, tenham o mesmo sexo e pareçam uma espécie de "réplicas" um do outro. Muitas vezes, a semelhança não é apenas física, como também intelectual e psicológica - assim como a predisposição para certas doenças.


Estes gémeos partilham a mesma placenta, o que pode causar desequilíbrio entre ambos, com um dos gémeos a receber mais sangue do que o outro. O primeiro arrisca-se a sofrer de insuficiência cardíaca porque tem uma tarefa suplementar a cumprir devido ao fornecimento excessivo de sangue. O outro gémeo, pelo contrário, corre o risco de adquirir anemia, ou de sofrer de Hipotrofia (insuficiência de desenvolvimento) devido ao reduzido fornecimento sanguíneo.


  • Gémeos falsos (gestação dizigótica):
Resulta da fecundação de 2 óvulos, cada um por 1 espermatozóide.

Cada um dos ovos tem as suas próprias membrana (córion e âmnio) e placenta, o que faz com que desenvolvam em conjunto, mas separadamente.
Quando nascem, não se assemelham mais do que dois irmãos "habituais", ou seja, nascidos com alguns anos de distância.
Estes gémeos podem ser de sexo diferente.

sábado, 20 de março de 2010

Inserminação Artificial



A Inserminação Artificial consiste em lançar esperma, com uma seringa própria, no colo do Útero ou no próprio Útero. Sendo assim, ao contrário da Fecundação in Vitro, neste método a fecundação é natural.



Este método é destinado, sobretudo, a casais impossibilitados de terem relações sexuais naturalmente, ou a casais cujo membro masculino seja estéril (recorrem a esperma de um dador).


Existem países em que é permitido a mulheres solteiras, ou casadas com outras mulheres, recorrerem a este método para engravidar, visto não terem um parceiro sexual masculino.

terça-feira, 16 de março de 2010

Fecundação in Vitro


A Fecundação in Vitro destina-se, sobretudo, às mulheres que, por qualquer motivo, não têm Trompas de Falópio; às mulheres estéreis (anomalias no muco cervical); e aos casais cujo membro masculino seja estéril (quantidade reduzida ou insuficiente mobilidade dos espermatozóides).



Este método consiste em estimular os ovários com hormonas para provocar a ovulação de vários óvulos. Estes são recolhidos através de uma Celioscopia, ou pela punção directa do Ovário guiada pela Ecografia. Esta última é mais utilizada porque evita a anestesia geral necessária para a Celioscopia.
Os óvulos obtidos são postos em contacto com esperma numa proveta deixada a 37 graus centígrados durante 48 horas. Se decorrido este tempo ocorrer a fecundação, são colocados um ou mais ovos no Útero. Hoje em dia é mais comum ser inserido, com uso de uma seringa própria para o efeito, um espermatozóide no interior do óvulo.
As probabilidades de sucesso são maiores se forem colocados 2 ou 3 ovos no útero, mas também pode correr-se o risco de surgirem gémeos!



Aparentemente, o método é simples, mas exige uma equipa excelente de médicos e profissionais de Saúde.
A taxa de sucesso deste método é um pouco reduzida (no livro "Vou ter um bebé" de Laurence Pernoud, Editora Contexto indica que é de cerca de 15 a 20% por tentativa). Mas, se você tiver que fazer uso deste método para engravidar, não desanime com estes valores! Se falhar na primeira tentativa... tente outra vez! Verá que quando conseguir ter o seu bebé, todo o esforço valeu a pena!...


Actualmente, muitas crianças, no mundo inteiro, nasceram graças à Fertilização in Vitro. Mas é preciso saber que este método tem, frequentemente, mais complicações do que no caso de uma fertilização "natural" (abortos espontâneos, partos prematuros, atraso no crescimento do útero), o que faz com que os médicos considerem este tipo de gravidez como sendo "de risco".

Vídeo sobre Infertilidade e Fecundação in Vitro: Antes de clicar "Play", aconselho a parar o som do player do Blog, para poder apreciar devidamente este vídeo. 


sábado, 13 de março de 2010

Boletim de Saúde da Grávida



Em Portugal, e em outros países também, as mulheres grávidas recebem, na sua primeira consulta médica de gravidez, um pequeno caderno verde chamado "Boletim de Saúde da Grávida", no qual são anotados o grupo sanguíneo, o factor Rh, a imunidade contra a Rubéola, e se é ou naõ portador de Sida. Ou seja, são anotados factos referentes a:
  • História Familiar:
    Muito importante para determinar possíveis doenças hereditárias, tais como a Diabetes e outras doenças; também é anotado a existência de gémeos na família, visto que influencía na possibilidade de também vir a ter gémeos;

  • Antecedentes pessoais:
    Para o caso de ter, ou ter tido, doenças renal, cardíaca, tiroideia e/ou alérgica; doenças sexualmente transmissíveis como a Sífilis; Diabetes; Hipertensão; e gamaglobina anti-D, se for uma mulher Rh-;
  • Máus Hábitos:
    É importante ter em conta vícios que a mulher possívelmente tenha, tais como o Tabaco, o Álcool e as Drogas;
  • História Obstétrica:
    No caso de uma primeira gravidez, nada é anotado neste campo; quando se trata de uma mulher que já esteve grávida antes, são anotados factos como abortos, infertilidade (no caso de ter tido necessidade de fazer tratamento para conseguir engravidar, ou uma Fertilização in vitro), parto prematuro, hemorragia pós-parto/dequitadura manual, recém-nascido com pouco/excesso de peso, pré-eclampsia/eclampsia, Cesariana (no caso de ter feito), morte neonatal, e trabalho de parto prolongado;

  • História Actual:
    São anotadas as datas da última menstruação e da previsão de Parto, a idade da gravidez em semanas, a relação entre o volume uterino e o tempo de amenorreia (determinada com um exame ginecológico, a altura uterina e a Ecografia), a vacina antitetância, o resultado dos exames laboratoriais, as Ecografias, e a relação peso/tempo de gravidez (importante para alertar as grávidas que tenham excesso/pouco peso).

sexta-feira, 12 de março de 2010

A data provável do Parto



É do conhecimento geral que uma gravidez normal dura 9 meses (ou seja, 40 semanas ou 266 dias), mas... será possível calcular, com exactidão, a data do Parto?

A data da Concepção corresponde à data da Ovulação, pois o óvulo vive apenas algumas horas. Para uma mulher com o ciclo menstrual regular de 28 dias se admite que a ovulação se deu 14 dias após o 1º dia da menstruação. Sendo assim, para calcular a data provável do Parto, conta-se 280 dias (266 + 14) a partir da data da última menstruação - é a maneira de contar adoptada pelos médicos.

Mas isto é apenas uma orientação geral, porque depende da duração do ciclo menstrual da mulher: se é de mais de 28 dias, o bebé irá nascer um pouco depois; se é mais curto, nascerá antes.


Conclusão: É difícil determinar, com exactidão, a data do Parto. Sabe-se que a duração média da gravidez é de 40 semanas, mas que é normal durar entre 38 e 42 semanas.


A Lua influencía a gravidez?

Do estudo científico que se fez a esta crença popular se retiraram as seguintes conclusões: observou-se, de facto, um maior número de nascimentos entre o Quarto Minguante e a Lua Nova, e menos partos no Quarto Crescente.
Na minha opinião pessoal, baseada nos resultados deste estudo científico e nos meus poucos conhecimentos sobre Astrologia, eu acredito que sim, devido à influência que a Lua exerce sobre a Gravidade da Terra...




Sugestão: Está grávida e gostava de saber a data provável do Parto? Clique aqui!

terça-feira, 9 de março de 2010

Análise detalhada ao Sangue



Quando a mulher grávida se dirige ao(à) médico(a) na sua primeira consulta, lhe será pedido que faça uma análise detalhada ao sangue - existem mulheres que já fizeram esta análise quando foram ao(à) Ginecologista e lhe manifestaram vontade de engravidar. É comum repetir o exame após a confirmação da gravidez.
Esta análise sanguínea serve para:



  • determinar o Grupo Sanguíneo: importante para uma situação de emergência, mas também para verificar a compatibilidade do sangue da mãe com o do bebé - se o grupo sanguíneo da mãe for O, também é aconselhável verificar o grupo sanguíneo do pai, pois a grávida poderá desenvolver anticorpos contra os grupos A ou B que o feto possa ter herdado do pai;


  • determinar o Factor Rhesus: se a mãe tem Rh negativo, poderá haver problemas se o bebé for Rh positivo (como o pai), pois há uma incompatibilidade de sangues que não afecta o primeiro filho, mas que poderá trazer complicações numa gravidez posterior se não lhe for inoculada uma vacina de protecção anti-D (normalmente logo após o parto);

  • verificar se não está anémica: se a mulher tiver uma ligeira Anemía, deve-se à carência de Ferro. É importante corrigir este problema devido às exigências crescentes da gravidez, e a uma eventual hemorragia durante o parto. Para tal deverá comer alimentos ricos em Ferro (carne de vaca, atum, espinafres, frutos secos) e, se o(a) médico(a) receitar, tomar comprimidos de suplemento de Ferro logo após as refeições com muitos líquidos, pois estes irritam um pouco o estômago e provocam prisão de ventre, diarreia e/ou náuseas;

  • determinar se é imune à Rubéola: se contrair esta doença durante a gravidez, especialmente no 1º trimestre, pode causar lesões graves no bebé;

  • determinar se é imune à Toxoplasma, Hepatite B e Citomegalovírus;


  • comprovar se não tem nenhuma doença sexualmente transmissível: como a Sida ou a Sífilis.

sábado, 6 de março de 2010

A Primeira Consulta



Depois de ter verificado a falta do fluxo menstrual (amenorreia), e de ter feito um teste de gravidez que adquiriu na Farmácia, a mulher sabe que está grávida e precisa de ter um(a) médico(a) que faça a vigilância médica da sua gravidez.
Para uma mulher que, por qualquer motivo, não goste de ir ao(à) médico(a), custa-lhe a aceitar este facto. Mas é importante ser seguida por um(a) médico(a)!
A gravidez é um processo natural, mas que nem sempre decorre sem dificuldades; por vezes a Natureza comete erros: um aborto, um bebé doente, um nascimento cedo de mais, um nascimento tardio... O papel do(a) médico(a) é o de ser "vifilante da Natureza".
Sendo assim, os exames que o(a) médico(a) faz, ou pede para fazer, servem para saber se a saúde da mãe é boa, e se o bebé se está a desenvolver normalmente.
É verdade que existem médicos(as) que não dispõem tempo para responder questões, ou que são inábeis nas palavras, ou que são mais técnicos do que pessoas com quem se pode fazer amizade, e que deixam as mulheres grávidas que os consultam reticentes mas, felizmente, também há médicos(as) com quem se podem estabelecer relações agradáveis. O ideal é, antes de consultar um(a) médico(a), procurar informações a respeito do seu trabalho junto das suas pacientes.
Normalmente, quando a mulher decide consultar o seu Médico de Família, este limita-se a pedir que faça uma análise de urina/sangue para iniciar os exames de gravidez com base numa fonte plenamente credível.


Quando a mulher decide consultar um(a) médico(a) Obstetra no seu consultório particular, ou vai à Maternidade, ser-lhe-á feita uma Ecografia, na qual se verá se de facto estará grávida ou não.
Confirmada a gravidez, o(a) médico(a) analisa uma amostra de urina, mede a tensão, palpa os seios, pede análises detalhadas ao sangue, faz uma previsão da data provável do parto, e preenche o Boletim de Grávida.
  • Análise da amostra de Urina:A urina é analisada, no momento, para ver se há vestígios de açucar (que poderão significar Diabetes), ou vestígios de Proteína (que poderá indicar um mau funcionamento dos Rins);

  • Tensão Arterial:Durante a gravidez a Tensão sobe um pouco. A Tensão normal ronda os 120/70, e se for superior a 140/90 pode causar problemas (Pré-eclampsia);

  • Palpação dos Seios:Este exame serve para despistar quistos.

Nota: Todos os meses, durante a gravidez, terá de consultar o seu médico assistente, embora no último trimestre normalmente surge a necessidade de ter de ser consultada mais do que uma vez por mês!