sábado, 26 de janeiro de 2013

Mãe e filho - partilha de emoções durante a gravidez


À medida que o feto se vai habituando ao ambiente no interior do Útero, ele também se torna sensível às alterações do estado de ânimo da mãe. Mas... como?
  • Tristeza ou fúria:
Quando a mãe se sente aborrecida ou infeliz, o tom da sua voz muda, a tensão faz com que o corpo liberte determinadas substâncias químicas, fica agitada... tudo isto indicam ao bebé que se está a passar algo desagradável com a mãe; 
  • Susto:
Quando a mãe se assusta com alguma coisa, o seu corpo reage com uma descarga de adrenalina, que também chega ao bebé;
  • Felicidade:
Quando a mãe se sente feliz, a corrente sanguínea fica inundada de endorfinas, que também passam para o bebé.
Mas... a mãe também sente as emoções do bebé? Claro! Quando, por exemplo, o pai fala para a barriga da mãe para comunicar com o bebé, a mãe percebe que ele gosta.

Conclusão: a mãe e o filho partilham durante toda a gravidez as suas emoções através das reações químicas e sensações físicas que provocam.
A mãe deveria evitar situações de stress frequentes durante a gravidez, pois alteram permanentemente os padrões de sono e de atividade do seu bebé e, consequentemente, pode torna-lo em alguém muito agitado ou nervoso.
Mas, se alguma vez tiver um desgosto ou uma discussão, não se preocupe, porque isso acontece a todos! Desde que os sentimentos negativos sejam compensados com tranquilidade e com alegria, estes altos e baixos são também benéficos para o feto, que com eles aprende os diferentes estados de ânimo dos seres humanos.
Se algo a fizer chorar constantemente, deve fazer um esforço para se acalmar e ter pensamentos positivos. Experimente falar com o seu filho, acariciando o ventre, e dizer-lhe que o mau bocado já passou!...