Cuidados Pré-natais

Está grávida, e sabe que tem que ter alguns cuidados, mas gostaria de saber quais e qual a sua importância...
Aqui apresento uma pequena lista dos Posts que o meu Blog tem sobre "Cuidados Pré-natais" que pode ler e reler! Basta clicar no título!


A primeira Consulta



"Depois de ter verificado a falta do fluxo menstrual (amenorreia), e de ter feito um teste de gravidez que adquiriu na Farmácia, a mulher sabe que está grávida e precisa de ter um(a) médico(a) que faça a vigilância médica da sua gravidez"


Boletim de Saúde da Grávida



 "Em Portugal, e em outros países também, as mulheres grávidas recebem, na sua primeira consulta médica de gravidez, um pequeno caderno verde chamado 'Boletim de Saúde da Grávida', no qual (...) são anotados factos referentes a: história familiar (...), antecedentes pessoais (...), maus hábitos (...), história actual (...)"


Análise detalhada ao Sangue



"Quando a mulher grávida se dirige ao(à) médico(a) na sua primeira consulta, lhe será pedido que faça uma análise detalhada ao sangue. (...) Esta análise serve para: determinar o grupo sanguíneo (...); determinar o Factor Rhesus (...) verificar se não está anémica (...), determinar se é imune à Rubéola (...); determinar se é imune à Toxoplasma, Hepatite B e Citomegalovírus; comprovar se não tem nenhuma doença sexualmente transmissível (...)"
O que é a Toxoplasmose?



 "A Toxoplasmose é uma doença causada por um "cisto" chamado Toxoplasma gondii, e é transmitida através das fezes dos gatos"

As Ecografias durante a Gravidez



"A Ecografia é uma técnica que permite efectuar vários exames com objectivos diferentes, conforme a altura da gravidez em que se efectua. Pode ser realizada por via vaginal e/ou abdominal (...), e permite a visualização do embrião/feto, placenta, líquido amniótico, cordão umbilical e estruturas pélvicas maternas. (...)"

Tabaco: um perigo para a Grávida e para o Feto




"(...) Quando fuma, o Monóxido de Carbono e a Nicotina são transmitidos ao bebé pela sua circulação sanguínea, reduzindo a quantidade de Oxigénio e de Nutrientes que o feto necessita. (...)"

O Álcool na Gravidez



"Tal como a Nicotina, (...) também o Álcool é transmitido ao seu bebé através da Placenta, afectando, sobretudo, o cérebro (...)"



"Existem casos em que é necessário fazer uma Consulta sobre Genética(...). Ou seja, esta consulta é necessária quando:

  • Já se deu à luz um filho com uma deficiência;
  • Existem doenças hereditárias no seio familiar(...);
  • A mulher tem mais de 35 anos de idade;
  • A mulher já sofreu abortos por mal-formação no embrião.
Terá que ser encaminhada pelo(a) médico(a) assistente para esta consulta.(...)"

Em forma e beleza durante a Gravidez


"Especialmente na Gravidez, é importante que a futura mamã se sinta bem consigo e com o seu corpo. (...)
Beber bastante água estimula o metabolismo e faz bem à pele, tornando-a mais elástica e livre de impurezas. Também é bom massajar o corpo com óleo ou creme hidratante (...).
(...) A prática de exercício físico atribui bem-estar no período gestacional, e ajuda a ter um parto mais tranquilo.
(...) Se já sofreu um aborto, ou deu à luz um bebé prematuro, ou teve complicações nesta gravidez, deverá praticar exercício físico com muita moderação.
A certas mulheres o(a) médico(a) poderá mesmo desaconselhar a prática de qualquer tipo de exercício físico."

A Asma na Gravidez



"(...)A Asma é uma doença em que é absolutamente necessário o uso de fármacos - se não for controlada numa mulher grávida, (...) leva a uma diminuição de Oxigénio no sangue da mãe e do feto, aumentando o risco de complicações quer na gravidez, quer no período neonatal. Sendo assim, um bom controlo da Asma numa mulher grávida (...) previne os problemas (...) associados a esta doença: Pré-eclampsia, mortalidade perinatal, parto prematuro, atraso de crescimento intra-uterino e mal formações congénitas"


A vida sexual na Gravidez:



"Gravidez não é sinónimo de abstinência sexual!(...)
Não se deve modificar a sua vida sexual só porque está grávida, a não ser que tenha indicações médicas para a abstinência sexual.
As relações sexuais muito próximo do nascimento do bebé ajudam a acelerar o trabalho de parto, pois o esperma contém (...) Prostaglandina, que estimula as contracções do Útero. Mas este efeito apenas se faz sentir no Colo do Útero já pronto para dar à luz!(...)
O sexo não prejudica (...) o seu bebé. Não provoca aborto porque o bebé está bem protegido pela bolsa amniótica e pelo líquido nela contido.
(...) É verdade que a vida sexual do casal não é a mesma durante a gravidez!...
Nos primeiros 3 meses de gestação, muitas mulheres perdem um pouco o apetite sexual. Pode ser uma normal reacção às mudanças hormonais que se estão a processar no seu corpo.(...)
Passado o 1º trimestre, até pode acontecer que sinta mais vontade de ter relações sexuais(...).
Nos últimos tempos da gravidez é normal que essa vontade volte a decrescer devido ao volume crescente da zona abdominal da mulher que pode tornar a prática de sexo algo desconfortável.
Também o seu parceiro terá de se adaptar à nova situação!(...)"


Relaxe e descontraia na Gravidez!



"Actualmente é comum ouvir-se falar acerca de Stress, o qual pode ser prejudicial para a sua gravidez. Pode desencadear estados de inquietação, insónias e depressões.
(...)Rodeie-se de um clima de tranquilidade durante toda a gravidez.(...)
Quanto à sua vida laboral, acredita-se que quando as mulheres grávidas continuam a trabalhar, sentem mais confiança e estabilidade. Mas, quando o cansaço físico dificulta a sua actividade, ou quando as exigências emocionais forem excessivas para si, fale acerca disso com o seu médico(...).
Existem casos em que se torna necessário ter acompanhamento psicológico. (...)"


"Geralmente, viajar não é perigoso durante a gravidez, mas é algo que tem que ser planeado cuidadosamente.
Os meses mais adequados para viajar são os do 2º trimestre, visto que o seu corpo já se terá habituado à gravidez.
Se pretende viajar nos últimos meses da sua gravidez, deve perguntar ao(à) médico(a) se corre perigo de ter um parto prematuro.(...)"


Mitos sobre a Gravidez e a Maternidade



"Existem alguns mitos e crenças sobre a Gravidez e a Maternidade que não são verdadeiros.(...)"