O papel da Família e Amigos

Está grávida, mas gostava de saber a importância da Família e dos Amigos na sua gravidez... 
Aqui apresento uma pequena lista dos Posts que o meu Blog tem sobre "O Papel da Família e Amigos" que pode ler e reler! Basta clicar no Título! 
 
Uma Gravidez vivida a dois



"Por muita igualdade que se queira impor entre um casal numa gravidez, haverá sempre a justa tendência para atribuir à mulher o papel principal (...). Mas isto não impede que tanto a mãe como o pai esperem o bebé nas suas cabeças! Psicologicamente, afectivamente e intelectualmente, um filho é esperador pelos dois. (...)"

O que é um "pai grávido"?



"Existem homens que dão a impressão de participar muito pouco na evolução do sentimento maternal durante a gravidez. (...)
Numa análise psicanalítica feita a muito homens que parecem ter problemas face à gravidez das suas mulheres, eles sentem (inconscientemente) inveja (...). Estes homens começam a apresentar sintomas de gravidez (...). A este fenómeno lhe é dado o nome de Síndrome de Couvade (...), do qual há psicólogos que dizem ser uma forma de chamar a atenção (...)."

Estou grávida... e sozinha


"Se está grávida e, por qualquer motivo (...), está sozinha para criar o seu bebé, é bem natural que sinta um aperto no coração cada vez que se fale em 'vivência a dois numa gravidez'.
Para uma mãe solteira, a solidão é um problema a resolver (...). Felizmente, existem algumas associações dirigidas a mães solteiras, às quais poderá pedir ajuda!
(...) Quando tiver o seu bebé, procure entrar em contacto com outras mães solteiras. (...) Acredite, pode vir a instalar-se uma verdadeira solidariedade entre vocês! (...)
Se tem a sorte de ter uma família compreensiva que sabe ampara-la, ainda assim é bom ter contactos exteriores - verá que são benéficos para si e para o seu bebé. (...)"