sábado, 5 de setembro de 2009

Mitos sobre a Gravidez e a Maternidade

Existem alguns mitos e crenças sobre a Gravidez e a Maternidade que não são verdadeiros. Vou revelar alguns que conheço, e explicar porque não são válidos:

  • "Se a grávida tiver azia, então o bebé é cabeludo!"
O bebé encontra-se dentro do Útero, isolado do estómago e do esófago. Sendo assim, a azia não é consequência do cabelo do bebé, apenas é uma das reacções que o corpo da mãe tem devido às alterações hormonais;
  • "Se a barriga é redonda, é uma menina. Se a barriga é bicuda, é um menino"
Os médicos e Enfermeiras explicam que, quando isto acontece, é apenas uma casualidade, pois não existe nenhuma relação entre a forma do ventre e o sexo do bebé;


  • "A grávida tem que comer por dois!"
Não faça isso! O mais importante é a Qualidade dos alimentos que come, e não a Quantidade. Tem de fazer refeições ligeiras (normalmente aconselham que tenham intervalo de 3 horas), nas quais tem de incluir sempre Legumes/Salada/Grão com Carne/Peixe/Ovos (também é muito importante comer fruta e Queijo/Iogurte, e beber bastante Água/Leite). Todos os alimentos devem ser muito bem lavados (evite a Alface/Morangos/Legumes crús em locais onde desconhece como é feita a lavagem dos mesmos), e tem de evitar Gorduras e Doces;


  • "Não se pode ignorar os desejos da Grávida!"
É bom poder concretizar os desejos de uma mulher grávida: O seu corpo encontra-se numa nova fase de mudança, a qual exige novas necessidades. Além disso, a grávida encontra-se mais vulnerável, em termos sentimentais, e precisa de muito apoio e mimo. Sendo assim, é bastante natural que sinta desejos (normalmente por coisas doces), mas isto não significa que possa causar problemas no bebé só porque não foi possível satisfazer um ou outro desejo;


  • "Não se deve ter Relações Sexuais"
Isto só se aplica quando surgem complicações durante a gravidez, caso contrário, pode manter as Relações Sexuais até pouco antes do nascimento do bebé;



                              • "Cada gravidez custa um dente"
                              O Cálcio que o bebé necessita é fornecido pela alimentação da sua futura mãe, e não pelos seus dentes! Para evitar que tenha problemas dentários durante a gravidez, deve escovar os dentes após as refeições e, se necessário, consulte o seu Dentista;


                              • "A Salsa pode causar Aborto"
                              Mentira! A grávida pode comer Salsa nas suas refeições, sem receios;



                              • "Se a grávida cruzar as pernas, dá-se uma volta no cordão"
                              Nada disso! Este acto não causa qualquer tipo de problemas;


                              • "Para ter Leite, tem que beber Leite"
                              É bom que a mamã beba Leite, mas é a sucção do bebé que estimula o peito a produzir Leite.



                              Se você está grávida, e tem dúvidas, consulte o seu Médico(a) Assistente. Ele(a), melhor do que ninguém, lhe esclarecerá todas as suas questões!

                              12 comentários:

                              1. Adorei essas informações estou gravida e nao sei muita coisa sobre como me sinto, tenho bastante gases.

                                ResponderEliminar
                              2. so tenho uma coisa para te dizer existem mitos existem mas que a salsa é abortiva é sim pq eu não sabia que estava gravida e comi muita salsa e alimentos que contiam essa alimento meu bebe hj ja era pra ter nascido se nao fosse essa porcaria

                                ResponderEliminar
                              3. olá! é a primeira vez que visito este blog mas estou gravida de 3 meses e acho fantastico procurar sempre saber mais sobre os nossos bebes ,o nosso corpo! nao sabia desse mito da salsa! obrigada

                                ResponderEliminar
                              4. Queria escrever este comentário directamente para a pessoa que escreveu que perdeu um bebé por causa da Salsa...
                                Diga-me uma coisa: Foi o seu médico que lhe disse isso?
                                Acredito mais que você quer culpar a salsa pelo sucedido!...
                                Eu sei o que é sofrer por causa de um aborto, e comia salsa na comida nessa altura, e sei que o meu bebé morreu por causa de anomalias cromossómicas, não por causa do que eu comia...
                                Um abraço!

                                ResponderEliminar
                              5. Adorei a mensagem pois trabalho com gestantes e é sempre bom ter certas informações pra minha clientes, sou fotógrafo e sempre escutos elas conversando e vez ou outra sai algo a respeito de algumas coisas ki tem aki, parabéns.

                                ResponderEliminar
                              6. ESTOU GRAVIDA E APAIXONADA POR ESSE MOMENTO EM MINHA VIDA
                                ADOREI ESSAS DICAS E OS ESCLARECIMENTO

                                ResponderEliminar
                              7. Oie estou na 38º semana falta pouco....E essas dicas me tiraram muitas duvidas obrigada!!!

                                ResponderEliminar
                              8. oi tenho uma duvida, a salsa não é abortiva, mas o chá da salsa pode ser porque medicos afirmam que sim. quero saber é verdade ou mito. que o chá da salsa é abortiva? sei que o chá da salsa cura muitas doenças cronicas, como a infecção urinária. beijos.

                                ResponderEliminar
                                Respostas
                                1. Olá! Obrigado por ter comentado o meu blog!
                                  Segundo os livros e panfletos que li sobre a alimentação antes e durante a gravidez, e durante a amamentação, todos indicavam que a salsa não fazia nenhum mal.
                                  Mas, se tem duvida quanto ao chá de salsa, o melhor é fazer esta questão ao seu médico!
                                  Um abraço!

                                  Eliminar
                              9. gostei, mas uma coisa que ouvi e achei absurda, é que se eu deitar de barriga para cima o bebê cola nas costas, RIDÍCULO vcs não acham? se alguém já ouviu isso, faça o que fiz ignore. e salsa não é abortiva MIIIIIIIIIIIIIITÔOOOOOOOOOOOO.

                                ResponderEliminar

                              Obrigado por visitar o meu Blog!
                              Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...