sábado, 6 de março de 2010

A Primeira Consulta



Depois de ter verificado a falta do fluxo menstrual (amenorreia), e de ter feito um teste de gravidez que adquiriu na Farmácia, a mulher sabe que está grávida e precisa de ter um(a) médico(a) que faça a vigilância médica da sua gravidez.
Para uma mulher que, por qualquer motivo, não goste de ir ao(à) médico(a), custa-lhe a aceitar este facto. Mas é importante ser seguida por um(a) médico(a)!
A gravidez é um processo natural, mas que nem sempre decorre sem dificuldades; por vezes a Natureza comete erros: um aborto, um bebé doente, um nascimento cedo de mais, um nascimento tardio... O papel do(a) médico(a) é o de ser "vifilante da Natureza".
Sendo assim, os exames que o(a) médico(a) faz, ou pede para fazer, servem para saber se a saúde da mãe é boa, e se o bebé se está a desenvolver normalmente.
É verdade que existem médicos(as) que não dispõem tempo para responder questões, ou que são inábeis nas palavras, ou que são mais técnicos do que pessoas com quem se pode fazer amizade, e que deixam as mulheres grávidas que os consultam reticentes mas, felizmente, também há médicos(as) com quem se podem estabelecer relações agradáveis. O ideal é, antes de consultar um(a) médico(a), procurar informações a respeito do seu trabalho junto das suas pacientes.
Normalmente, quando a mulher decide consultar o seu Médico de Família, este limita-se a pedir que faça uma análise de urina/sangue para iniciar os exames de gravidez com base numa fonte plenamente credível.


Quando a mulher decide consultar um(a) médico(a) Obstetra no seu consultório particular, ou vai à Maternidade, ser-lhe-á feita uma Ecografia, na qual se verá se de facto estará grávida ou não.
Confirmada a gravidez, o(a) médico(a) analisa uma amostra de urina, mede a tensão, palpa os seios, pede análises detalhadas ao sangue, faz uma previsão da data provável do parto, e preenche o Boletim de Grávida.
  • Análise da amostra de Urina:A urina é analisada, no momento, para ver se há vestígios de açucar (que poderão significar Diabetes), ou vestígios de Proteína (que poderá indicar um mau funcionamento dos Rins);

  • Tensão Arterial:Durante a gravidez a Tensão sobe um pouco. A Tensão normal ronda os 120/70, e se for superior a 140/90 pode causar problemas (Pré-eclampsia);

  • Palpação dos Seios:Este exame serve para despistar quistos.

Nota: Todos os meses, durante a gravidez, terá de consultar o seu médico assistente, embora no último trimestre normalmente surge a necessidade de ter de ser consultada mais do que uma vez por mês!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...