segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O 5º mês de Gravidez:

O crescimento do feto decorrerá, a partir de agora, com grande rapidez. O corpo aumenta de volume de tal modo que a proporção entre a cabeça e o corpo se normaliza e o bebé deixa de parecer tão "cabeçudo" - ainda assim mantém a aparência de ser muito magro porque ainda não possui a reserva de gordura subcutânea.


O rosto adoptou, entretanto, traços humanos; a cabeça cobre-se de cabelos, e as sobrancelhas e pestanas começam a crescer; as pálpebras mantêm-se fechadas.
As linhas na pele dos dedos formam-se, pelo que desde logo o bebé passa a ter a sua impressão digital única. As unhas dos dedos das mãos e dos pés estão a crescer, e o bebé já consegue agarrar com a mão - e a mãe consegue senti-lo! Para muitas mulheres, sobretudo aquelas que estão a viver a sua primeira gravidez, é neste mês de gestação que começam a sentir os movimentos do bebé! Se se tratar de uma segunda gravidez, tal pode ocorrer logo a partir da 16ª ou 18ª semana após a Concepção. De início sentirá apenas uma espécie de efervescência e uma ligeira deslocação, que poderá confundir com uma perturbação intestinal. Mais tarde deixará de ter dificuldade em distinguir os movimentos do seu bebé: poderá mesmo ver na sua barriga o feto a espernear, e conseguirá até ter uma ideia se é um murro ou um pontapé. Se for uma daqueles casos em que desconhece o início da sua última menstruação, deve tomar nota do dia em que sentiu o bebé a mexer-se pela primeira vez, e informar o seu Médico Obstetra. Essa data, em conjunto com a primeira Ecografia, poderá ajudar a determinar a data provável de nascimento.
A parte mais evoluída do Cérebro se forma, assim como os alvéolos pulmonares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...