terça-feira, 2 de novembro de 2010

Gravidez na Adolescência: 3 histórias reais


Durante a minha vida experienciei uma grande quantidade de situações, tão diversificadas como se fossem uma prateleira cheia de filmes, nos quais fui personagem principal em alguns; noutros, personagem secundária; noutros, ainda, fui figurante, ou seja, fazia parte do cenário mas não da história, mas onde estive presente como mera expectadora (e que, ainda assim, me marcaram).

Conheço 3 mulheres diferentes que vivenciaram a gravidez na sua adolescência e, por incrível que pareça, as histórias são tão diferentes!... Mas, em todas estas histórias, retiro uma mesma conclusão...


A "Ana" engravidou aos 19 anos de idade, quando ainda se encontrava a estudar. A pedido do seu namorado, sem pedir a opinião a nenhum familiar com medo da rejeição, fez um aborto clandestino, do qual surgiram complicações. O namorado, algum tempo depois, acabou a relação com ela...
Hoje vive uma relação feliz (com outro homem), mas com medo de não poder ser mãe devido às marcas que o aborto lhe deixou no ventre... e na alma!... 


A "Bianca" ficou grávida aos 18 anos. Já se encontrava a trabalhar (num emprego precário) porque tinha desistido dos estudos. A família dela não aceitou muito bem o sucedido, mas ainda assim ela quis ter o bebé, com o consentimento do namorado, que foi viver para casa dos pais dela, pensando que, finalmente, iria ser independente.
Quando o bebé nasceu, a família rendeu-se ao seu natural encanto, e começaram a apoiar a mãe. Quanto ao pai, este começou a perceber que, afinal, a independência dele estava condicionada à dependência daquele ser pequenino, e apesar de nunca faltar com os bens materiais necessários para a sua criação, parecia não demonstrar nenhum afecto por ele, mas... nunca saiu de casa. Permaneceu ali!...
O tempo foi passando, e a insistência do filho por carinhos do pai venceu e, inclusive, fez com que a sua relação com a mãe se tornasse numa verdadeira união de amor.
Ambos casaram, o filho levou as alianças, e todos são felizes, mas ela continua no mesmo emprego precário...


A "Clara" engravidou com 15 anos, quando ainda se encontrava a estudar. A sua família não aceitou o sucedido e expulsou-a de casa, obrigando-a a viver com a família do seu namorado, que mal conhecia, numa terra distante, longe dos seus amigos e da sua escola (consequentemente, desistiu dos estudos). Apesar do desânimo que esta pressão lhe causou, ela decidiu ter o bebé, contra a vontade do seu namorado, que passou a despreza-la e, ainda por cima, se meteu nas drogas.
O bebé nasceu, e ela foi acarinhada por todos (inclusive pela sua família, que se rendeu à natural beleza daquele bebé pequenino), excepto pelo seu namorado...
Ela regressou à sua casa (para junto da sua família, que se arrependeu do que tinha feito), onde é feliz, e cuida muito bem do seu filho.
Continua a ter o apoio da família do ex-namorado e este, apesar de dar algum dinheiro para ajudar na criação do seu filho, não quer saber dele...
Ela trabalha num emprego muito duro e desgastante...

Um bebé, quando surge numa fase em que ainda mal deixamos de ser crianças, continua a ser uma bênção, mesmo quando o mundo se vira contra nós! Se arregaçares as mangas e lutares por ele, de uma forma ou outra, o mundo passa a admirar-te e a apoiar-te, ou, pelo menos, parte dele.
É preferível deixa-lo viver e ser feliz ao vê-lo crescer e sorrir, do que mata-lo... porque ele vai continuar vivo nas nossas recordações, as quais nos atormentarão o resto da vida...

Dulce Campos

21 comentários:

  1. Gostei das histórias dessas adolescentes. Primeira vez que comento aqui, mas te acompanho há um bom tempo.
    Parabéns pelo blog!

    www.didivaisermamae.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Então deves ser uma dessas "seguidoras anónimas", porque o teu perfil não aparece nos seguidores...
    Um abraço e felicidades pela gravidez!

    ResponderEliminar
  3. oi.tenho 16 anos e tbm to gravida, gostei das historias.

    parabens pelo blog!!(:

    ResponderEliminar
  4. amei essas histórias parabéns!que você continue assim com esse blog maravilhoso...

    ResponderEliminar
  5. nossa adorei esse blog que vc escreveu isso mecheu muito com migo eu tenho 14 anos e nao estou gravida e nem pretendo esta tao cedo mas é por isso que eu estou comentando para que essas adolecentes não passam por isso, isso é um exemplo muito bom para que essas adolecentes nao caiam nessa de tirar a sua virgindade tão cedo pesso que elas esperam seu casamento para tirar sua virgindade sem preucupação se os pais aceitam ou nao e MUITOS PARABENS POR ESE BLOG! GOSTEI MUITO e vou continuar te seguindo por esse blog bjs adorei

    ResponderEliminar
  6. Obrigada!
    Vem ver o Blog sempre que quiseres!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Oi, adorei o blog.
    historias de adolescentes gravidas as vezes é uma tristesa, mais se paramos e pensamos é uma dadiva, eu sou fruto de uma gravidez na adolescencia e garanto a todas que não foi facil nem para mim nem para minha mae, então conselho a todas o USO DE PRESERVATIVOS é muito importante!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada!
    Sim, ser mãe adolescente é muito difícil, quer para a mãe quer para o bebé, mas tudo se supera com a força do amor! Sim, foi isso que mexeu a tua mãe para te criar!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Eu acho legal histórias maes gravidas cuidando dos seus filhos.

    ResponderEliminar
  10. que histórias interessantes mais nem sempre acaba em final feliz !

    ResponderEliminar
  11. muito legal essa histórias mais nem sempre acaba no final feliz ! :(

    ResponderEliminar
  12. a gravidez na adolencÊncia deve ser uma coisa boa por um lado mas má por outro porque se tem de parar de estudar, dar muita atençao ao bebé, entre outras coisas.
    obrigada por estas historias de vida

    ResponderEliminar
  13. a gravidez na adolescencia deve ser mau para a rapariga como para o rapaz
    mas adorei o blog
    obrigada por estas historias fantasticas

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho 16 anos e estou gravida de 3 meses .No inicio minha familia nao aceitou. Minha mae e meu pai sao separados,e eles nao se falam. E ate agora ele nao sabe. Meu namorado me apoia mt e agora minha familia toda se rendeu a me ajudar a criar este ser q veio na hora indesejada mas que vai ser recebido mt bem e vai ser tratado com todo o amor e carinho q esse anjinho merece.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que te está a correr bem a gravidez, e esse teu ânimo é muito bom, pois vais precisar muito dele para os momentos difíceis que te esperam!
      No fim verás que valeu a pena!...
      Um grande abraço!

      Eliminar
  15. oi tenho 15 anos e nao estou gravida mais adorei teu blog e tambem adorei essas historias apesar de elas terem perdido muitas coisas boas na vida mais mesmo assim acho que ser mae deve ser uma coisa muinto especial,parabens pelo blog >< bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! São mensagens como a tua que me deixam feliz!
      Um abraço!

      Eliminar
  16. Eu gostei muito dessas historias, elas nos mostram que o carinho e o amor suportam barreiras, que mesmo nas dificuldades temos um ponto positivo que nos devolve a esperancas e a forca para que vecamos sempre. A que tirou o bebe paga um alto preco.

    ResponderEliminar
  17. oi gentii tenho 14 anos e estpu gravida ,apesar do medo q tenho de ser julgada estou muito feliz eu e meu namorado

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar o meu Blog!
Gostaria de saber qual a sua opinião em relação a esta mensagem...